Ouça e Assista

 

A Lei da Fé

INTRODUÇÃO

Paulo menciona a Lei da Fé. Certamente não se trata da lei do antigo testamento, o que ele diz é que a fé tem princípios que funcionam aqui ou em Marte, funcionam nos céus e na terra, ou seja, em qualquer lugar deste universo se os princípios da fé forem utilizados, a lei da fé opera.

Como tudo o que você obtém do Pai é através da fé em Cristo, você tem que conhecer quais são os princípios da fé, quais cláusulas da lei da fé estão escritas na Palavra de Deus. De que adianta a graça se você não conseguir crer?

A FÉ NÃO É LANÇAR DADOS PARA VER A SORTE

Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.Rm 3.27.

A fé não é lançar dados para ver a sorte, ela tem princípios espirituais. Qualquer pessoa de qualquer lugar que se utilizar dos princípios obterá resultados. Por isso, Jesus disse:

Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Mc 11.23.

“Se alguém disser”. O Senhor não falou: “se vocês meus discípulos disserem”, mas se “alguém”, significando que qualquer pessoa pode se utilizar dos princípios da fé e obter resultados. Eu acredito que até um não salvo. Se a pessoa aplicar os princípios de como a fé opera, ela obterá resultados.

A fé está destinada a todos nós, independentemente de nossa capacidade sócio- cultural. Ela é para os pequenos e para os grandes, para os Davi’s atrás das malhadas ou para os Davi’s diante de Golias, não importa quando ou quem, sempre que alguém se posicionar nos elementos da fé, terá resultados.

A fé é preciosa, é inigualável, é o verdadeiro descanso em Cristo. Ela vence as tempestades da vida, ela toca no Senhor obtendo cura e poder, ela é direcionada e intencional. Ela não está a mercê do acaso, ela segue um caminho definido.

Vamos tomar, como exemplo, a lei da combustão estudada pela termoquímica. Se você unir três elementos básicos, em qualquer circunstância ou local, você obterá fogo. Tais elementos são conhecidos como o triângulo do fogo. Associando o comburente (oxigênio igual ou maior que 13%) mais o combustível (líquido, gasoso ou sólido) e uma fonte de calor (energia) você produzirá fogo. Se retirar um desses elementos o fogo apagará. Porque o fogo segue princípios definidos, uma lei. Para que a fé produza resultados é necessário o alinhamento das condições descritas na Palavra de Deus.

1) TENHA UM ALVO ESPECÍFICO ESCRITO OU DESENHADO PARA SUA FÉ

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.Hb 11.1

A fé é a certeza de coisa que se ESPERAM. O que é “esperar”? Esperar, no grego, é “ter uma expectativa” de algo que acontecerá seja bom ou ruim.

É importantíssimo diferenciar fé de esperança. Fé é algo que eu creio como realizado, já feito, enquanto esperança é algo que ainda não aconteceu, é uma meta, um alvo, algo que desejo, mas ainda não possuo. Algumas pessoas dizem: “eu sei que o Senhor vai me curar”, isto não é fé é esperança ,outros dizem: “eu sei que o Senhor proverá recursos” isto não é fé é esperança. A fé diz: “eu sei que o Senhor me curou, pelas feridas de Cristo”, “eu sei que o Senhor supriu minhas necessidades”, você percebe a diferença? Se você diz sobre seus filhos: “eu creio que o Senhor os salvará” isto é esperança, a fé diz: “eu creio no Senhor e, por isso, eu e minha casa somos salvos, meus filhos são salvos”.

A fé chama a esperança à existência. A fé declara o que não é como se já fosse.
A fé não pode ser vaga, geral, genérica, a fé deve ter um alvo e, por trás deste alvo,

deve ter um desejo ardente, intenso.

Quando você realmente deseja algo isto se torna uma meta, toma conta de seus pensamentos e você espera que aconteça. Seu foco e olhar estão posicionados neste alvo. Nossa fé tem de ter um alvo específico. Nossa fé fixa o foco em Jesus e no que Ele conquistou para nós. Se houver uma única palavra de Deus para confirmar o seu alvo então você tem o firme fundamento.

A fé é o alicerce da esperança. Em 1Co 13.13 está escrito:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Permanecer significa ficar até o fim. Depois que tudo acabou ainda resta a fé, a esperança e o amor estes três precisam existir em todos os lugares e momentos da sua vida. Lembra-se das leis do fogo? Assim estes três precisam existir para que você obtenha milagres dos céus.

OUTRAS PALAVRAS SINÔNIMAS DE “ESPERANÇA” SÃO: SONHOS E VISÕES.

Por que elas são importantes? Porque a linguagem do Espírito Santo são sonhos e visões. Está escrito no profeta Joel que Deus concederia o Espírito Santo e ele daria sonhos aos velhos e visões aos jovens. Uma visão ou sonho é uma imagem em seu coração da sua esperança. Se você precisa de cura, então a imagem é ver-se curado. Se você precisa de dinheiro, então a imagem é você se visualizar livre de dívidas e prosperando no que faz. Você consegue formular uma imaginação dentro de você?

Se seu alvo é multiplicar sua célula, mas hoje, ela parece mais um valie de ossos secos, você vê os ossos secos ou você vê um exército poderoso se levantando?

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velho. Atos 2.17.

Não foi somente o falar em línguas que demonstrou o batismo no Espírito Santo, foi também a profecia, visões e sonhos! Porque esta é a linguagem do Espírito! Sei que esta declaração é ousada, mas posso confirmar com mais um texto bíblico:

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. Atos 19:6.

Assim se você quiser cooperar com o Espírito Santo, falando a linguagem dele, tenha uma visão daquilo que deseja.

2) PROFETIZE SUA VISÃO E SONHO COM FÉ

1Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. 7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. 9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.Ez 37.1-10

Qual a única função do profeta Ezequiel? Que orientação Deus lhe deu para mudar as circunstâncias? Como ele poderia mudá-las, é algo impossível! Ossos sequíssimos reviver, como?

A visão é tão desesperadora que o profeta disse: “Tu o sabes” então, na sequencia, Deus lhe disse como mudar o cenário: “Profetiza a estes ossos secos e dize-lhes…”.

A chave para a mudança deste cenário mais do que caótico foi profetizar o que o Senhor mandou. Por que Deus mesmo não fez algo? Por que ele precisou realizar o milagre através do profeta? Porque a terra foi dada aos filhos de Deus, você tem autoridade sobre a terra e é a única pessoa capaz de manifestar o Reino dos céus em cada situação da vida. Então, o que está esperando? Comece a profetizar os sonhos e visões em seu coração. Ouça o Espírito Santo e fale as palavras dadas por Ele, declare o que está escrito e silencie as tempestades à sua frente, seu barco chegará do outro lado!

Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu. Sl 119.89
Somos os profetas desta geração que firmam a palavra aqui na terra, porque nos céus

ela já foi firmada.

ABRAÃO TEVE UMA VISÃO – UMA IMAGEM DA SUA DESCENDÊNCIA

A primeira menção de coração na bíblia está em Gn 6.5 (RC):

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

O coração armazena as imagens dos pensamentos. Sua fé é do coração e não da cabeça. Jesus disse: “se não duvidar em seu coração”. Daí, temos a importância de manter uma imagem vívida dentro do coração sobre aquilo que esperamos acontecer.

O coração armazena as imagens criadas pelas suas palavras. Quando você diz algo, por exemplo: elefante, você viu um, onde ele estava? Suas palavras criaram a imagem. Assim, você pode criar as imagens do seu coração falando com sua boca.

3) TENHA UM FORTE DESEJO DO SEU ALVO

Quando você deseja algo intensamente, você persevera em seguir ao Senhor até que alcance o alvo da sua esperança.

A Bíblia está repleta de exemplos assim! Zaqueu queria ver Jesus e não podia devido sua estatura, ele era rico, mas não excitou em subir numa árvore! Que vergonha para alguns, mas não para quem deseja.

Ana queria um filho, ela orava com angustia de alma.

Davi amava a presença de Deus e não dava sonho aos seus olhos até ver a casa de Deus!

O cego bartimeu gritou contra toda uma multidão, até que Jesus respondesse.

A mulher de fluxo de sangue enfrentou uma parede de pessoas porque queria tocar nas vestes de Jesus.

O desejo está por toda a Bíblia, porque ele manifesta sua vontade. Deus não invade sua vontade, ele espera para ver até onde ela vai!

Falta de compromisso é falta de desejo. Provérbios 27.7 diz: A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.

Quando se tem desejo, você tem o impulso para não abrir mão. Precisamos avaliar aquilo que realmente desejamos. A presente geração é superficial e procura facilidade em tudo, ninguém quer por a mão no arado… estes não constroem nada! São golpeados pelas tribulações da vida, variam como as ondas do mar.

4) SAIBA E CREIA QUE VOCÊ É AMADO

Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.Gl 5.6.

A fé atua pelo amor. A fé não atua sem o amor. O amor se torna o chão para a fé andar e operar. Você não pode ter fé sem conhecer que o Pai te ama. Segundo 1João 4.16, você permanece firme no amor quando sabe e crê no amor que Deus tem por você:

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.1Jo 4.16

Enquanto não tiver conhecimento você não tem fé e senão tiver fé não tem milagres. Se tiver qualquer dúvida que você é amado, não terá uma fé que opera milagres. A fé é tão importante que sem ela você não consegue crer que é amado! A fé opera pelo amor, mas o amor é recebido pela fé.

Deus amou você de tal maneira que mandou Jesus por você. Esta é a prova de seu amor. Se Jesus fez tudo o que fez por você, porque agora ele te deixaria na mão? Por que agora ele te abandonaria? Não existe mal que possa prevalecer contra você, quando você sabe que é amado e confia neste amor. Esta é uma declaração fiel ao que está escrito:

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.

O amor de Deus foi provado. Quando você crê que Jesus ressuscitou dentre os mortos, você crê neste amo, mesmo que ainda não tenha visto desta maneira.

5) O AMOR NÃO DECEPCIONA A ESPERANÇA

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.Rm 5.5

Não confunde significa que a esperança não terminará em desilusão e vergonha, aleluias! Não terminará… o que você espera acontecerá, senão desistir de proclamar a fé.

Quando você sabe que foi muito amado e a prova disto é que Jesus veio morrer e ressuscitar por você então você tem uma fé forte, uma fé que atua, que opera, ela não está firmada em você, mas no AMOR DE DEUS por você, isto faz toda a diferença, porque esta segurança não é baseada no meu desempenho, mas no desempenho do amor de Deus em Cristo Jesus.

Não se pode viver vitorioso na fé sem a compreensão clara que Jesus morreu por amar você. O amor deve ser um assunto indiscutível em seu coração.

6) NUNCA PARE DE DECLARAR AQUILO QUE VOCÊ CRÊ

Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

Hb 10.35

A palavra confiança é parrhesia cujo significado é: “liberdade em falar, franqueza na fala”, você compreende? O que você não pode abandonar é a sua confissão de fé. Sua perseverança está em NÃO ABRIR MÃO DA CONFISSÃO da fé.

Normalmente pensamos que perseverança é determinação de nossa vontade em não desistir de algo. Biblicamente falando é não DESISTIR DE CONFESSAR. E o verso 36 afirma isto categoricamente:

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

Qual é a vontade de Deus? Que você não pare de confessar, fale abertamente e francamente para você mesmo sobre aquilo que você crê e espera em Deus e, por fim, alcançará a resposta que precisa, mesmo que seja um vale de ossos secos.

Deus continue te iluminando e abençoando muito.

De seu servo e irmão, pr Gilberto Camilo. Estou alegre que mais um ano está findando, porque estamos mais perto de retornar para o Pai.